Dicas de madeira ideal para pisos de sua casa - Portela Woods

A madeira ideal para pisos de sua casa

No processo de fabricação de pisos, existem alguns fatores que influenciam na escolha das espécimes de madeiras a serem trabalhadas, como durabilidade, estabilidade, beleza, acabamento e dureza ou janka.

Com relação a durabilidade, ao escolhermos a madeira para área interna selecionamos, de preferência, as que resistem em maior parte a umidade. Podem também ser usadas as de baixas resistência, desde que o contrapiso que será instalado seja impermeabilizado, para que não haja o risco de receber umidade vindo do piso. Em aplicações em apartamentos, desde que não seja o térreo, podem ser utilizadas espécimes de baixa resistência a umidade. As madeiras de região tropical de crescimento lento (geralmente vermelhas) possuem características de alta durabilidade, assim como as de regiões frias geralmente de crescimento rápido são de baixa resistências a umidade.

Espécimes de alta resistência a umidade: ipê, jatobá, cumaru, massaranduba.
Espécimes de baixa resistência a umidade: mulateiro, eucaliptus, tauari, pinus.

 Estabilidade

 A madeira é um material anisotrópico, a grosso modo significa que ela trabalha em diversas maneiras em suas dimensões. Existe um fator que podemos medir a estabilidade dimensional das madeiras. Ele é dado pela relação dos números que são contração radial, tangencial e volumétrica. Esses números são os que definem se a madeira vai diminuir muito na sua largura ou empenar ou algo assim ao entrar no processo de secagem ou manuseio da madeira. Quanto menos melhor. O principal número que usamos é a contração radial pois esse é medido no sentido das fibras e é o que definem os movimentos laterais do piso.


Para ilustrar segue alguns números de espécimes mais conhecidas:

 Ipê  Contratação radial  4,00%
 Jatobá  Contratação radial  3,10%
 Cumaru  Contratação radial  5,00%

Beleza

A beleza é a principal características que define a utilização da madeira. Ela é dada pela cor natural do produto, acabamento no plaina, seu brilho e desenho dos veios. A madeira pode possuir características desfavoráveis a utilização, mas mesmo assim são utilizadas como pisos de madeiras , sendo necessários ter outros cuidados.

Exemplo: muiracatiara, jatobá, cumaru amarelo e vermelho, muirapiranga, angelim pedra.

Dureza ou janka

Essa característica leva em consideração a resistência da madeira ao risco e ao trafico sobre ela. As de menores dureza utilizamos geralmente em áreas de baixo trafico e as outras em todas as áreas.

 Exemplo:

 Cumaru  9787 N
 Mulateiro  5786 N

 

Postagem anterior Como decorar seu ambiente usando madeira
Próximo Post Dicas para escolha das portas de sua casa

Deixe uma resposta