Pergolado de madeira

Modelos de Pergolado

O pergolado de madeira uma estrutura formada por um sistema de vigas modulares que são utilizados em áreas externas da residência como jardins, varandas, hall de entrada, fachadas, corredores e ambientes próximos à piscina e churrasqueira. Essa estrutura na maioria das vezes é feito de madeira, mas podem ser projetados em aço, ferro, bambu e concreto.

O pergolado de madeira é uma peça feitas com alta densidade e com estabilidade de media a alta, resistentes a rachaduras por trincas de água presa na composição. Geralmente a pérgola madeira é utilizada para jardins suspensos, hoje produto quase obrigatório em condomínios. Também utilizados em residencias e fachadas de casas para se obter um sombreamento de paredes protegendo as habitações de calor excessivo. Possui alto poder de agregar valor e beleza a qualquer empreendimento.É um item muito utilizado na arquitetura, pois sombreia os espaços abertos, oferecendo ambientes confortáveis que criam áreas de transição interessantes.Por possuir vigas espaçadas, os efeitos que a sombra gera permite um ambiente rico e translúcido. Podem servir como apoio de plantas, como trepadeiras, que ajudam na proteção de iluminação natural e além de criar um espaço de descanso mais aconchegante e convidativo.

As madeira ideais para ser utilizado nessa estrutura sao de média a alta densidade e que não rachem com o sol . Tipo ipê, cumaru e angelim vermelho. A sua instalação deve ser feita sobre pecas de concreto para tirar o pergolado direto com o chão assim evitar o apodrecimento pre matura da estrutura . O ideal também é que a estrutura seja parafusada e que o local onde se fazem os furos nas peças de madeira sejam lacrado com massas adequadas para que não entre umidade por esses furos.

Geralmente os locais onde se furam a estrutura são os locais onde as madeira começam a sofrer o efeito do tempo . Um caramanchão bem feito deve ser : fora do contato do chão , madeira de alta densidade , furos com parafusos de alta qualidade e com tapa furos suficientes bom que não permita a entrada de água.